História

O CIVC - Curso Intensivo Vivencial do Casamentofoi criado em São Paulo, tendo como fundador José Nacin Cury, em julho de 1972. Entre os objetivos propostos pelo fundador e seus colaboradores, quando da criação do movimento, destacam-se:

  • Manter a fraternidade entre as famílias que participam do CIVC, às quais denominamos de “Ceivecistas”;
  • Conservar e fortalecer nas famílias o bom relacionamento entre pais e filhos;
  • Fomentar a prática do voluntariado junto à comunidade;
  • Levar às famílias carentes e mais vulneráveis aos problemas sociais uma oportunidade para a reflexão sobre as dificuldades no relacionamento conjugal e familiar para que, conhecendo ferramentas que auxiliam na resolução de tais dificuldades,possam manter um bom relacionamento familiar.

Este movimento foi levado a outras cidades brasileiras, entre elas: Goiânia, Santos e Curitiba.

A fundação do CIVC em Londrina ocorreu graças à determinação de um grupo de casais preocupados em promover o fortalecimento da instituição “família”. Alguns destes casais londrinenses tiveram a oportunidade de conhecer e participar do movimento em Curitiba, no ano de1989. Em conjunto com vários casais curitibanos, esse grupo realizou o primeiro CIVC de Londrina, em 21 e 22 de outubro de 1989, oferecendo, durante um bom período, todo o suporte necessário para a consolidação do movimento em nossa cidade.

Hoje, além dos objetivos descritos, o CIVC procura também fomentar o fortalecimento da espiritualidade junto às famílias cristãs, respeitando as religiões de cada pessoa. Portanto, nossa missão é promover cursos compactos e intensivos, sobre temas baseados em fatos decorrentesdo “Plano Natural da Vida”, especialmente aqueles relacionados à vivência familiar cristã, mediante utilização de metodologia específica e sem qualquer conotação racial, religiosa ou político-partidária, enaltecendo a fé cristã e o casamento, e, por consequência, o fortalecimento da família.

 

80

Área Restrita